LUZES NO CÉU
Do mesmo modo que as ESTRELAS, GALÁXIAS, NEBULOSAS e objetos do Sistema Solar, outros fenômenos levam à aparição de luzes no céu. Em geral, essas luzes se originam de fontes ou partículas de matéria lançadas na Terra pelo Sol, mas em alguns casos são gerados po processos terrestres.
Auroras
As auroras boreais (norte) e as auroras austrais (sul) aparecem quando as partículas carregadas pelo Sol, transportadas para a Terra pelo *vento solar são aprisionadas pelo campo magnético terrestre. A aperência e localização das auroras mudam de acordo com o vento solar. Elas são muito mais frequentemente visíveis à altas latitudes, próximas aos pólos magnéticos da Terra, mas podem ser vistas durante perturbações dos ventos solares.
Halos de Gelo
Halos de gelo são causados por cristais de gelo na alta atmosfera refratando luz. A luz tanto da Lua (proveniente do Sol) como a do Sol pode causar halos de gelo. O halo mais comum é um círculo iluminado com 22º em torno do Sol ou da Lua. Também podem estar presentes chapiscos de luz chamados parasselenios (ao lado da Lua) ou paralios (ao lado do Sol).
Glossário:
*Vento Solar- O vento solar é a emissão contínua de partículas carregadas provenientes da coroa solar.

Nenhum comentário:
Postar um comentário